Como rezar o Santo Terço?

Não são apenas repetições de “Ave Marias”

Nas diversas aparições de Nossa Senhora registradas na história da Igreja Católica, há algumas mensagens e pedidos que se repetem com frequência. Embora cada aparição tenha características e ênfases particulares, geralmente Nossa Senhora pede:

 

  1. Oração: Nossa Senhora sempre exorta as pessoas a rezarem, especialmente o Santo Rosário. Ela pede que rezemos por nós mesmos, pelos outros, pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo.
  2. Penitência: Ela nos convida a nos arrepender dos nossos pecados, a fazer sacrifícios e a viver uma vida de conversão, abandonando o mal e buscando a santidade.
  3. Conversão: Nossa Senhora pede que voltemos nossos corações para Deus, que abandonemos o pecado e vivamos de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.
  4. Devoção a seu Imaculado Coração: Ela solicita que tenhamos devoção ao seu Coração Imaculado, reconhecendo-a como nossa Mãe amorosa e confiando em sua intercessão.
  5. Amor ao próximo: Nossa Senhora nos incentiva a amar e ajudar nossos irmãos, a praticar a caridade e a buscar a reconciliação.

Como rezar o terço? Um guia ilustrado – Paróquia Santa Catarina

“A oração do Rosário segue uma estrutura tradicional, composta por rezar 5 vezes o santo terço, sendo que cada santo terço tem suas próprias meditações.”

É importante ressaltar que cada aparição tem suas próprias mensagens específicas, adaptadas às necessidades e circunstâncias particulares de cada época e localidade. Por isso, é sempre recomendado estudar e analisar as aparições individualmente, procurando orientação da autoridade eclesiástica.

A oração do Rosário segue a estrutura tradicional, composta por rezar 5 vezes o santo terço, sendo que cada santo terço tem suas próprias meditações.

São Luís Maria Grignion de Montfort nos ensina que enquanto se rezar a oração da Ave Maria, em cada dezena, mentalmente se deve meditar mistérios específicos da vida de Jesus e de Nossa Senhora.

Sacramentais

O objeto do terço é considerado um sacramental na Igreja Católica. Os sacramentais são objetos, ações ou orações que são abençoados pela Igreja e nos ajudam a crescer em nossa vida espiritual, nos recordando das graças e mistérios de nossa fé. Eles não conferem a graça sacramental em si mesmos, como os sacramentos, mas são meios de piedade e devoção que nos auxiliam em nossa vida de fé.

O terço é um dos sacramentais mais conhecidos e amplamente utilizados pelos católicos. Consiste em uma sequência de contas, divididas em dezenas, para a recitação das Ave Marias, intercaladas com Pai Nossos e Glórias ao Pai. É uma forma de meditar nos mistérios da vida de Jesus e de Nossa Senhora, enquanto rezamos.

O terço é abençoado pela Igreja, e muitas vezes as pessoas o carregam consigo, o colocam em seus lares ou em lugares de devoção. Ao usá-lo, somos lembrados de nossa fé, encorajados à oração e à meditação nos mistérios de nossa salvação.

É importante observar que o valor do terço não reside apenas no objeto em si, mas na devoção e na fé com que é utilizado. É um auxílio para a oração e uma expressão de nossa devoção mariana.

As contas

As bolinhas do terço são chamadas de contas. Cada conta representa uma oração a ser recitada durante a devoção do terço. As contas são geralmente feitas de materiais como madeira, metal, plástico ou vidro, e estão dispostas em grupos de dez, chamados de dezenas. As contas são separadas por uma conta maior, que marca o início de cada dezena.

Existem também três contas adicionais antes das dezenas, que estão separadas por uma distância maior das outras contas. Essas três contas são chamadas de contas de início, e nelas são recitadas as orações do Creio, do Pai Nosso e da Ave Maria antes de iniciar a sequência das dezenas.

É importante lembrar que o terço não é apenas uma sequência de contas, mas uma forma de oração e meditação nos mistérios da vida de Jesus e de Nossa Senhora. As contas do terço são um auxílio tangível para nos guiar durante essa devoção.

Aqui está a oração completa do Rosário:

  • Com o sacramental em mãos:
  • Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  • Segurar o crucifixo do terço e rezar: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
  • Na 1ª conta se reza: Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.
  • Na 2ª conta se reza: Por Deus Pai – Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. 
  • Na 3ª conta se reza: Por Deus Filho: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. 
  • Na 4ª conta se reza: Por Deus Espírito Santo: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
     
  • Na 5ª conta se reza: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

(A partir daqui, repete-se a sequência de mistérios a cada Pai nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória ao Pai)

MISTÉRIOS GOZOSOS

(segunda-feira e sábado)

1º A anunciação do Anjo à Virgem Maria
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

1 x “Pai Nosso”

Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.

10 x “Ave Maria”

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

1 x “Glória ao Pai”

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem. Amém.

2º A visita de Maria a Santa Isabel
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

3º O nascimento de Jesus em Belém
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

4º A apresentação de Jesus no Templo
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

5º A perda e encontro de Jesus no Templo
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)


MISTÉRIOS DOLOROSOS

(terça-feira e sexta-feira)

1º Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

2º Flagelação de Jesus, preso à coluna
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

3º Coroação de espinhos
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

4º Jesus carrega a cruz a caminho do Calvário
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

5º Jesus é crucificado e morre na cruz
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)


MISTÉRIOS GLORIOSOS

(quarta-feira e domingo)

1º A ressurreição de Jesus
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

2º A ascensão de Jesus ao céu
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

3º A descida do Espírito Santo
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

4º A assunção da Santíssima Virgem ao céu
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

5º A coroação de Nossa Senhora, como Rainha do céu e da terra
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)


MISTÉRIOS LUMINOSOS

(quinta-feira)

1º O baptismo de Jesus no Jordão
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

2º A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

3º O anúncio do Reino e o convite à conversão
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

4º A transfiguração de Jesus no Tabor
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

5º A instituição da Eucaristia
(1 Pai Nosso + 10 Ave Marias + 1 Glória ao Pai)

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha…

1 x Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

 

Editado por Fernando Lauro Pereira | contato@tudocatolico.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *