A Pia Batismal no Vaticano
A pia batismal que se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, tem uma longa história. Ela remonta ao século IV, quando a basílica original de São Pedro foi construída no mesmo local.
Acredita-se que a pia batismal original tenha sido construída na época do Papa São Sirício (384-399) e que tenha sido usada para batizar muitos dos primeiros cristãos de Roma. Durante séculos, a pia batismal foi usada para batizar pessoas de toda a Europa.
Durante a Idade Média, a pia batismal foi considerada uma das relíquias mais importantes da Igreja Católica e foi usada em muitas cerimônias importantes. No entanto, em 1527, quando Roma foi invadida pelas tropas de Carlos V, a pia batismal foi danificada e sua tampa foi roubada.
No século XVII, o Papa Inocêncio X encomendou uma nova tampa para a pia batismal, que foi projetada pelo famoso escultor italiano Gian Lorenzo Bernini. A tampa é considerada uma das obras-primas de Bernini e apresenta uma escultura de anjos em mármore.
Hoje, a pia batismal é um dos tesouros mais valiosos da Basílica de São Pedro e é usada em muitas cerimônias importantes.